Autobiografia Taciara Szymczak

Nasci na primavera de 1978 em Santo Augusto, uma pequena cidade interiorana do Rio Grande do Sul. Meu pai é descendente de poloneses, sendo que seus avós vieram da Polônia em meados de 1890 e minha mãe é descendente de italianos e portugueses. E eu, uma mistura de todas essas culturas! Dos avós paternos muitas lembranças, pois moravam ao lado da nossa casa. Gostavam de cultivar parreiras de uvas, pés de pêssegos e até abelhas e galinhas. Em meio às conversas em polonês, me deliciava com as comidas da vovó Helena e as balas de peixinho do Vovô Estanislau. Já a família materna é beeem grande, muitos tios, tias, primos. Os encontros de Páscoa e Natal eram memoráveis! (minha avó teve 13 filhos - juntávamos todos, sem exceção, com os agregados juntos). Da Vovó Ermilinda herdei o gosto pelas panelas: macarronadas de molho de tomate caseiro e em especial o pão de fermentação natural, que tem passado de geração a geração: minha avó ensinou a minha Mãe e ela a mim. E eu pretendo ensinar aos meus.

Cresci nessa pequena cidade, que era muito pacata e nos dava a liberdade de brincar na rua até tarde e sem medo da violência. Fui uma criança tranqüila, mas muito “arteira” adorava ir à casa dos vizinhos fazer minhas travessuras. Morei com meus pais até os 15 anos, depois fui estudar em colégio interno - isso mesmo, aqueles de Freiras. Após o ensino médio, minha decisão foi pela Faculdade de Psicologia.

Foram longos 5 anos de estudo integral até a formação e inicio de carreira. Minha escolha foi pela Psicologia Organizacional, também conhecida como RH, Gestão de Pessoas, Gestão por competências ou atualmente chamado por alguns de Coaching. Depois da formação, com as dificuldades de oportunidades profissionais no RS e tendo a chance de buscar novos desafios, iniciei no mercado de trabalho em Dourados/MS. Nesse estado, que hoje considero meu também, teve inicio uma nova parte da minha historia, profissional e pessoal.

Caminhando lado a lado com tantas mudanças, segui meus estudos e minha busca por crescimento profissional. Tive novas oportunidades, agora na capital do nosso estado, Campo Grande. Na cidade morena segui minha jornada, com muito amor e dedicação, nesses anos viajei muito a trabalho, tendo a oportunidade de conhecer pessoas e lugares maravilhosos.

Sendo a vida uma roda que nunca pára de girar, tivemos uma nova oportunidade de trabalho (agora meu marido e eu) no estado do Ceará, e lá fomos para uma nova aventura. Foram oito longos anos na terra do sol, onde trabalhamos muito, evoluímos, choramos, tivemos medo, passamos apuros, e quantos! Mas para além de tudo isso, tivemos a bênção de aumentar e solidificar a nossa família com a vinda dos nossos gêmeos Pedro e Ricardo. São eles a nossa melhor e maior riqueza da terra cearense.

Sou muito grata às oportunidades que a vida e as pessoas nos deram, mas a saudade da família, de uma terra para chamar de sua, da paz de espírito e de uma cidade com menos violência para criar nossos filhos, em 2018 decidimos voltar para Campo Grande. Desde então aqui estamos, seguindo a construção da nossa história.

Dentre tantas coisas que gosto de fazer, viajar esta no topo da lista. Amo conhecer novos lugares, desde o planejamento da viagem, o roteiro, estudo dos locais, até o momento de pisar no desconhecido, Não ha sensação igual. Tive oportunidade de conhecer os Estados Unidos, Alemanha, Chile, Portugal, Argentina, mas ainda tenho tantos destinos a me esperar! Além das viagens, gosto de me aventurar na cozinha, amo cuidar de plantas e animais. Já cheguei a ter quatro cachorros.

A leitura sempre foi presente na minha vida. Quando criança e adolescente era frequentadora assídua da biblioteca municipal da minha cidade, único local com obras variadas e disponíveis. Na faculdade, a leitura e discussão de obras era nosso dia a dia. Devido a esse gosto pela leitura e a escrita, aceitei o convite do meu querido amigo Walter para participar do grupo de estudos Baikal.

Taciara Szymczak de Oliveira

25.05.2020

«voltar